segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Graffiti entre paredes

Estou estudando graffiti e arte urbana em meu doutorado, ou seja, só penso nisso o tempo todo! Cada dia coloco em minha casa elementos da rua, já tenho uma parede que simula concreto, quadros com fotografias de graffitis e pintei uma forma geométrica com spray em meu home office.

Procurando algumas referências, achei fotos bem interessantes do uso do graffiti como elemento de decoração, trouxe um pitada do que encontrei para compartilhar.









Fico louca só de ver estas fotos, mas confesso que estou vivendo um dilema: será que trazer a estética urbana para o espaço fechado de um apartamento não seria uma forma de "enquadrá-la" e será se isto não iria diminuir o seu potencial criativo, transformador, contestador?

Por outro lado, por que não? A arte urbana não merece o mesmo prestígio das outras artes? E também não deslocamos o sentido de qualquer obra ao mudá-las de lugar e de suporte? Usar a arte urbana como artefato decorativo também é uma forma de lhe valorizar, de lhe conferir status de arte. Mas ao ganhar esse status é certo que ela percorrerá o caminho que vai da margem ao centro e perderá muito de sua potência criativa e libertadora no percurso. Ou encontrará formas de burlar o que foi padronizado e trará um pouco do questionamento das ruas para as casas, fazendo de nossos lares prolongamentos não só dos ordenamentos que encontramos nas cidades, mas também lugares de deslocamento do olhar, de fruição de novidades, de encontro de vozes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...