terça-feira, 11 de junho de 2013

Bacalhau do Amor ou Gratinado Casamenteiro

Dia dos namorados é dia de arrasar na cozinha. Nada de pratinhos simples, feitos em 30 minutos! E nada de ir a um restaurante, esperar horas e ainda ser mal atendido. Por isso, a minha dica para o dia dos namorados é fazer, com todo amor(e paciência), o seu prato mais impressionante e o meu é o Gratinado de Bacalhau! Conhecido também por Bacalhau do Amor ou, em tempos de Santo Antônio, Gratinado Casamenteiro.



Uma comida quentinha, com batata e molho branco sempre deixa um coração mais apaixonado. Então, vamos de bacalhau:

Ingredientes:
1 kg de bacalhau (compro salgado e sem pele no Pão de Açúcar)
1/2 pimentão verde bem picado
1/2 pimentão vermelho bem picado
1 cebola picada
1 alho picado
5 batatas cozidas
1 l de leite
2 colheres de manteiga
2 colheres de farinha de trigo
Azeite para refogar 

Modo de fazer:
Dessalgar o bacalhau de um dia para o outro na geladeira, trocando a água duas ou três vezes. Ferver o bacalhau por 15 minutos em muita água, depois provar. Se ainda estiver muito salgado, trocar a água e ferver novamente. Após este processo, escorrer, desfiar e reservar o bacalhau. 

Refogar o alho, a cebola e os pimentões em bastante azeite (cerca de 1/2 xícara), depois adicionar o bacalhau desfiado e reservar.

Para o molho branco (bechamel) é preciso derreter a manteiga, assar a farinha nesta manteiga e adicionar o litro de leite de uma vez (para não empelotar é só deixar o leite morno). Depois adiciona sal, nós moscada( é incrível), pimenta do reino e mexer até engrossar.

Na montagem do prato você escolhe uma travessa bem linda, começa pelas batatas cozidas sem casca. Amassa as batatas com um garfo, depois coloca o refogado de bacalhau, por último o molho branco. Decoro com ovos cozidos e azeitonas verdes e deixo no forno médio por 20 minutos.



Esta quantidade dá para 6 pessoas ou você pode dividir em 3 travessas e guardar as outras 2 no congelador por até 3 meses. É um sucesso! Meu sogro até falou "não gosto de bacalhau, não, mas este aqui tá, que tá gostoso". Uau! Ganhei a família do marido também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...